Novas postagens

MOZART LIMA!

Sempre, dia-a-dia, encontramos músicos que buscam excelência na execução de suas músicas ou são interessados em novas formas de desenvolver e melhorar as formas convencionais de estudo. 


Mozart é assim. Sempre buscando e descobrindo relações entre música&ritmo, ele aproveitou e conversou conosco. Confira!
 


Nome: Mozart Souza Lima Morais
Idade: 22 anos
Há quanto tempo é músico: 4 anos.


TOQUE DUPLO: Pq bateria?
RESPOSTA: Pois foi a paixão à primeira vista. Na verdade sempre achei fascinante o uso completo do corpo, em uma sincronia feita através da independência dos membros. A bateria requer isso do músico. Querendo ou não, ela é o coração de toda a música. Sem ela não há ritmo, compasso... ela faz a ligação da música. Por isso houve essa identificação.


TOQUE DUPLO: O que é ser músico, pra você?
RESPOSTA: Ser músico nada mais é do que expressar o nosso Deus interior. Creio que Ele seja a música, pois nada é tão intenso e toca tanto os outros. Logicamente estou falando de MÚSICA e não esses hits que o “artista” compra como se estivesse em uma rede de “fast food’s”. “Ah: me veja um sucesso rápido, de preferência com tal e tal característica”. Ser musico é expressar o que se passa na sua vida, na sua ideologia. Não importa o estilo, mas sim o conteúdo.





TOQUE DUPLO: Pra você, o que é uma bateria ‘bem tocada’?
RESPOSTA: A bateria bem tocada não é aquela em que o compasso está delineado com uma precisão cirúrgica. Na verdade O 'Tocar Bateria' consiste em expressar suas idéias e ser entendido pelos que estão escutando. É claro que, como no português, seguimos diversas normas, regras e afins. Contudo, falar a mesma língua não é necessariamente entender um ao outro. Tem que atingir as pessoas e enviar seu recado. Isso sim é uma bateria bem tocada. Um exemplo disso é a música 'Sunday Bloddy Sunday' da banda U2.



TOQUE DUPLO: Vc é estudante de medicina, certo? Como vê  a carreira de músico atualmente, já que para ser médico, é necessária uma liberação (CRM), enquanto para ser músico, basta ter força de vontade?
RESPOSTA: Esta resposta requer duas partes!
Quanto a medicina: O CRM é concedido atualmente a todos os médicos que se formam. A faculdade é extremamente difícil, vai selecionando os maus profissionais. Só se forma quem ama muito mesmo esta vida de se doar para os outros e viver pouco para si mesmo. 

Quanto a ser músico: Um profissional que vá viver apenas de música é muito mais difícil. O bom músico não depende apenas da força de vontade. O que conta também muito é ser um bom empreendedor. As bandas funcionam como empresas. Tem que ser um pouco de contador, advogado, psicólogo, eletricista, físico. E não só isso. Por mais que seu trabalho seja maravilhoso, tudo esteja bem administrado, se a gravadora não achar que a sua música segue a tendência comercial, você está fora da jogada. E convenhamos que o artista independente é o cara que mais sofre para conseguir ser ouvido em todos os meios.





"Um profissional que vá viver apenas de música
é muito mais difícil. O bom músico não depende
apenas da força de vontade.
O que conta também muito é ser um bom empreendedor".



TOQUE DUPLO: Músicos prediletos. Quais?
RESPOSTA: Músicos prediletos são tantos que precisaria de muitos papiros para escrever. Risos. Alguns que me marcam são Steven Tyler (Aerosmith, pelo vozeirão absurdo), Mick Jagger (Rolling Stones, exemplo de perseverança e de voltas por cima na vida), Paul Stanley (Kiss, um cara muito carismático), Dave Matthews, Wolfgang Amadeus Mozart (meu xará, um cara que revolucionou a música clássica com apenas 5 anos de idade), Marcelo D2, Alvaro Neves Jr (Stereo 33, o grande mentor musical e exemplo de caráter, amizade e que se interessa realmente por música).


TOQUE DUPLO: Bateristas prediletos. Quais?
RESPOSTA: Larry Mullen (U2), Peter Criss (Kiss, um cara que sabe se expressar), Dave Grohl ( Nirvana e Foo Fighters, que aliás foi o cara que me inspirou também a tocar bateria), Jojo Mayer (na parte de vídeo aulas), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers, que aliás é um outro cara que eu gosto muito), Alvaro Neves Jr (Stereo 33), Travis Barker (Blink 182), Stevo 32 (SUM 41), Joel Jr (professor da escola Drum Time).


TOQUE DUPLO: Selecione o link de um vídeo que acha interessante e descreva aqui!
RESPOSTA: http://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo
É a palestra de Randy Pausch. É um rapaz que foi diagnosticado com tumor de fígado e estava para morrer. Mesmo assim, ele manda uma última mensagem sobre como aproveitar a vida. Mas o mais interessante deste vídeo é que mesmo sabendo que tudo está mal, ele leva a situação com um bom humor fora do comum. A maior lição que eu pude tirar deste vídeo é que não importa o quão ruim tudo possa ficar, se levarmos de bom humor e vontade, tudo fica mais fácil.



TOQUE DUPLO: Quais bandas que você não ouve de jeito nenhum. Conte-nos pq!
RESPOSTA: Difícil algo que eu não ouça. Por 10 reais posso encarar um pouco de 'Calcinha Preta'. Risos. 
Mas falando sério, não sou um cara muito preconceituoso com música. Escuto de tudo um pouco pois sempre acho que mesmo no lixo há material que pode ser reutilizável, reciclado.

Ok, concordo que a analogia é um pouco pesada. Contudo, há músicas que são verdadeiras porcarias, que deveriam ser abolidas do universo.


TOQUE DUPLO: O que vc acha sobre baixar músicas? O que acha de compartilhamento?
RESPOSTA: Baixar músicas é o futuro da sobrevivência de todos os artistas. A era CD já está ultrapassada. O mp3 quebrou todo esse esquema imperialista das gravadoras. Comprar músicas pela internet já é muito mais democrático, pois se escolhe apenas o que gosta, custa menos e prestigia o artista. Contudo não é o que acontece. Mesmo ao comprar 1 só mp3, o custo gira em torno de 2 a 3 reais por música. Para aqueles que não gostam de fazer o download ilegal há o www.youtube.com que disponibiliza os clipes e músicas dos artistas para ouvir online. É uma boa pedida para conhecer uma banda nova.

Quanto ao compartilhamento de músicas, esta é a nova porta de entrada de artistas desconhecidos na casa do público. O www.myspace.com é um excelente site para escutar e fazer download grátis de músicas diversas. É a grande tendência do futuro. 

TOQUE DUPLO: Para encerrar: como conhecer/ver você tocando? Há material para divulgar?
RESPOSTA: No momento estou trabalhando em um projeto de banda, que ainda está na fase de garagem. Há músicas próprias e alguns covers na set list. É um rock que fala de amor, critica esta “bolha” em que vive a sociedade, fala de alegrias, tristezas. Enfim, é uma música que fala do dia a dia. Infelizmente não há ainda um material próprio para divulgação, mas assim que sair eu envio para o site.


E para encerrar, gostaria de agradecer o espaço cedido pelo meu amigo Alvaro, a quem teve paciência de ler a entrevista. Acima de tudo agradeço a Deus, família, amigos, namorada – sem a força de vocês eu não iria a lugar algum.

2 comentários para “MOZART LIMA!”

Só posso dizer uma coisa: esta entrevista está me abrindo portas! Bateristas, entrem em contato com o site e divulguem seus trabalhos. Absss

legal pacas!
gostei mais ainda do seu conceito do que é ser musico.(o.o)b

Participe e carimbe aqui!