Novas postagens

PERGUNTE AO BATERISTA!


Pergunte ao baterista! A nova seção do blog Toque Duplo!


Escreva sua dúvida e nós responderemos aqui mesmo! 
Sabe quem somos nós? 


Alvaro Neves Jr - Stereo33
Joel Jr - Drum Time - Escola de bateria!


Participe:
Escreva suas dúvidas aqui em nosso espaço de comentários e aguarde a resposta!




16 comentários para “PERGUNTE AO BATERISTA!”

Daew blz?
Então Eu queria saber boas tecnicas para se acostumar com o pedal e para treinar pedal duplo, quando não se tem uma bateria para treinar.

Fala Álvaro e Joel.
Como que funciona aquele negócio de "chutar" o pedal do chimbal, para tirar um impacto mais forte dele? quase como se fosse um ataque dos pratos.
absss
Mozart

Olá Mozart!

Acredito que vc esteja falando de um 'heel toe'! Não sei se vc desliza o pé para fora do chimbal! Precisava ver!

Quem sabe vc esteja fazendo apenas um slide!
Hmmmm - precisava ver, mesmo!

Abs.

Alvaro

Olá João!

Será que vc treinar em uma superfície plana mesmo sem pedal, não ajuda?

Eu faço assim: primeiro toco o chão com as pontas dos pés e depois com os calcanhares!
Espero ter ajudado!

Abs

Alvaro

Mozart : toca com a ponta do pé, mais ou menos no meio do pedal, depois (desliza) e toca com o calcanhar na base do pedal, mas na base que se mexe, não na parte fixa. Dependendo da máquina de chimbal não vai ficar bom. Precisa treinar com calma e ralmente você vai obter um som tipo splash ou mesmo chimbal, abrindo e fechando. Depois que dominar, tente fazer um groove bem simples, usando o ride claro, e o pé de chimbal faz estes movimentos em semínimas ou colcheias.
Vou tentar gravar um vídeo e depois coloco aqui.

Agora a pergunta do João.
Treinar pedal duplo SEM ter a bateria e consequentemente sem ter os pedias é coisa para super herói ! haha
Olha, eu posso te dizer que isto só é "mais fácil" para quem já tem a bateria, sabe como funciona o pedal e em alguns momentos está sem a bateria. Como seria o caso do Álvaro, quando deu a resposta dele, que é perfeitamente aceitável.
Mas se você não tem bateria e o contato com uma é mínimo, acho que tenho que ser sincero que fica bastante complicado. Nada é impossível, mas não creio que você terá resultados interessantes.
Todavia, eu costumo simplsmente usar os pés deitados no chão e trabalhar com figuras simples, tipo quando eu estou num restaurante ou numa mesa de trabalho. Mas admito que só funciona melhor pq estou em contato com a bateria. Se você não tem uma, aconselho comprar pelo menos um kit de estudo. Por fim, vai uma dica : aprenda a dominar UM pedal e depois, bem depois, vá para o pedal duplo.

abraços

Tá aí Mozart !
Nem precisei filmar.
Meu amigo Gerosn já o fez e bem feito.
É exatamente o que eu quis te passar :
http://www.youtube.com/watch?v=LNAYe4Njnfs

Enjoy it !

valeu Joel. Mtooo bom mesmo o vídeo.
Mtoo boa a explicação também.
Agora outra dúvida:
como se chama aquela correntinha que prende no condução, que é metálica e modifica o som, voltada mais para o jazz. Algm sabe??
Absss
Mozart

Olá Mozart!

Bem...minha definição:
Acho que vc está falando de REBITES!

SIM?
NÃO?

Se sim, vc pode tê-lo de 2 formas!

Vindo de fábrica - os Plate Stacks - ou colocar rebites...que deixam o som meio...hm...com som de sal de mar sendo diluido na areia! Meio 'swashxjzz'.

Com correntes....hm...eu já coloquei até bijoux pra ver como ficavam os sons...mais do que regras, gosto de experimentar algumas coisas. Claro q sem estragar seus pratos, neh!!!


Alvaro NJ

Fala mestre Álvaro.
Não era rebite.
é tipo a parada da bijoux msm.
mas parece q ela tem um nome específico ae. eu num sei como q se chama.
Acho que o Carter Beauford usa isso ae.
vlww pela ajuda!
Absss
Mozart

Acheiii a parada.
não sei o nome em português.
Chamam chain sizzlers. tem pratos com o detalhe em rebites que nem vc falou Álvaro. Mas tem também essa correntinha estilo bijoux que altera o som msm.
acho que na loja de música ali da Silva Jardim, perto do Cefet, é aonde tem. Se eu comprar eu coloco aqui os nomes e preços.
Abssss
Mozart

Ah tá. Agora tendi!

Alvaro

A unica que tem prontinha para vender e a da Pro Mark, Sizzle Chain.
Se achar, e esta, senao usa de bijoux mesmo. hehe

Oi, blz, queria agradecer pelas dicas e a opinião sincera, realmente aprender a tocar um instrumento que você não tem é bem complicado, mas não é um detalhe que ocorre apenas comigo, pode ser mais dificil mais vale cada gota de suor e dores de cabeça;
Concordo que se deve ir para o pedal duplo apenas depois de se "dominar" um só, porem eu queria para ajudar também no chimbal; Quando ao "pequeno" problema da "ausência" da bateria, creio que logo deixará de ser um problema.
Valeu pela ajuda, é bom poder vir tirar as dúvidas que as vezes esquecemos de tirar na sala.
OBS:adorei aquela tecnica da gangora que foi citada logo acima, já me deu algumas ideias.

ola Galera, legal participar aqui. Minha pergunta/duvida é o seguinte: Toco batera a + ou - uns 20 anos, nunca tive um professor de bateria tudo que sei é de olhar os outros bateras (novos ou mais experientes )será que hoje se eu tiver aulas com um professor consigo pelo menos melhorar minha pegada?
OBS: Toco profissionalmente em bares e sertanejo(show) gostaria de aprender a ler partituras etc...
Valeu, desde ja agradeço a atenção.

Alo bateras,na minha opinião pra vc ser um batera mesmo respeitado deve estudar com um professor altamente didático que vai te ensinar os rudimentos,técnicas de bumbo e chimbau,praticar pelo menos 2 horas por dia,exerc.de aquecimento,alongamento,postura(sem se curvar)porque isso vai ter problemas mais tarde,estudar com metrônomo, aprender 1ºa ouvir os músicos que estão tocando com vc,ser educado musical/,aprender o Bona,Pozzoli,Stick Controll entre outros,subdivisão,tercinas e sextinas em todas as peças,uma escola boa é:Zimbo Trio,Conservat.Souza Lima.(eu ensino os rudimentos e técnicas para agilidade e destreza).Andrei 11-2972-0121 ,98419-46-37.

Este comentário foi removido pelo autor.

Participe e carimbe aqui!